Vol. 6 N.º 2 (2016): Revista Portuguesa de Educação Artística

					Ver Vol. 6 N.º 2 (2016): Revista Portuguesa de Educação Artística

Nos últimos 20 anos, assistimos a um aumento do número de revistas científicas e, simultaneamente, a um crescimento da exigência no processo de aceitação e avaliação dos artigos científicos. É este rigor que atribui credibilidade a uma revista científica, e que, constituindo um verdadeiro selo de garantia, leva à recepção de um maior número de artigos de qualidade. Entre os aspetos que se tornaram centrais e requisitos mínimos para uma revista científica contam-se: a existência de revisão dos artigos por, pelo menos, dois revisores externos especialistas na área (de forma anónima e sem qualquer dado sobre o nome do autor do artigo); e a indexação da publicação em causa em diretórios de revistas científicas credíveis (ou seja, a certificação do cumprimento das dezenas de critérios exigidos por entidades internacionais no domínio de publicações científicas).

Tendo cumprido com estes objetivos nos últimos anos, a direção da Revista Portuguesa de Educação Artística (RPEA) continua a procurar melhorar a qualidade dos artigos presentes nesta publicação e a dar resposta ao elevado número de propostas que recebe. Deste modo, as prioridades  de 2016 centraram-se principalmente no que se segue: passar a periodicidade da RPEA de anual para semestral; e expandir o Conselho Científico, procurando manter os melhores revisores e aumentar o número de membros internacionais. 
Neste contexto, é com agrado que a RPEA conta atualmente no seu Conselho Científico com membros pertencentes a um conjunto alargado de países, tais como Espanha, França, Canadá, México, Colômbia e Brasil. A internacionalização da RPEA e o aumento da periodicidade são assim duas apostas importantes para alcançar, num futuro próximo, a indexação desta publicação em diretórios científicos mais influentes e conseguir, para a área da educação artística, uma publicação conceituada que auxilie os investigadores deste domínio a progredirem nas suas carreiras e a divulgarem os seus resultados a um público especializado mais alargado.

Publicado: 2017-02-16