Antropografias – Corpo, Performatividade e Artes Plásticas

Autores

  • Kátia Sá Santos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Teresa Matos Pereira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.23

Palavras-chave:

Corpo, Interface, Performance, Pintura, Escultura

Resumo

Numa estreita articulação entre Escultura e Pintura e respetivo alargamento dos campos de criação, propusemos a ideação e conceção de interfaces corpóreas, que mediassem a ação pictórica, num momento performativo registado em vídeo. Neste sentido, estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa — ESELx/ IPL — deram resposta à proposta de trabalho lançada pelas docentes dos módulos de Pintura e Escultura, projetando e construindo próteses (escultóricas) que, integradas no corpo, possibilitaram a materialização de registos gráficos e pictóricos, onde o desenho e a pintura foram entendidos na sua expressão essencial — como resultado material do gesto, utilizando meios como a tinta, carvão, etc. ou instrumentos como lápis, pincéis, entre outros.
O procedimento de pintar/desenhar surge como um ato performativo, registado e comunicado através do vídeo.

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Publicado

2017-02-16