Vol. 14 N.º 1 (2024): Revista Portuguesa de Educação Artística

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O presente número da Revista Portuguesa de Educação Artística (RPEA) reúne um conjunto de artigos que reflete a diversidade de abordagens e investigações atuais no campo da educação artística, abrangendo temas que vão desde a música tradicional à arte digital, passando por experiências interculturais e práticas pedagógicas inovadoras. Abrimos com o artigo “Adaptação de um Currículo de Educação Musical para Contexto Bilíngue: Um Relato de Experiência Docente”, no qual a autora, a partir da sua experiência como professora de música em contexto bilíngue no Brasil, apresenta as estratégias utilizadas para adaptar um currículo musical a uma realidade linguística dual. O texto discute eixos como comunicação, cultura, linguagem e inclusão, propondo reflexões relevantes para a educação musical em ambientes multiculturais. Seguidamente, o artigo “A relação entre o ensino artístico e o espaço digital” propõe uma reflexão sobre a necessidade de atualização das práticas pedagógicas no ensino das Artes Visuais, tendo em conta a influência da tecnologia na produção artística contemporânea. A análise incide sobre orientações curriculares portuguesas e propõe caminhos para a integração das ferramentas digitais no ensino artístico. No artigo “A tecnologia na formação de educadores artísticos: práticas de educação musical na atualidade da era digital”, são apresentados resultados de um estudo realizado com futuros educadores artísticos em Portugal. A autora explora a criação musical com recursos digitais, respeitando princípios da música contemporânea e da música eletroacústica, propondo abordagens metodológicas compatíveis com a atualidade educativa. Ainda no domínio da música, “Música Tradicional Portuguesa para o desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical” discute os benefícios da utilização do repertório tradicional como ferramenta didática no desenvolvimento da perceção auditiva. O estudo, realizado no Conservatório de Música de Seia, destaca o papel motivador da música tradicional e os resultados obtidos junto dos alunos. Mudando o foco para o cruzamento entre práticas artísticas, o ensaio “A Máscara e o Outro. Projeto Transdisciplinar entre Escultura, Multimédia e Teoria da Arte” aborda um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta desafiou estudantes a explorar a temática da máscara numa perspetiva transdisciplinar, revelando a potência educativa de práticas que integram escultura, multimédia e reflexão teórica. Finalizamos com o artigo “Danças Tradicionais na Educação Artística: Uma Visão Contemporânea”, que apresenta uma análise do papel das danças tradicionais nos contextos educativos como veículo de valorização do património, desenvolvimento expressivo e construção intercultural. Através de pesquisa documental e intervenção direta, são destacadas as múltiplas dimensões pedagógicas e artísticas que estas práticas corporais podem assumir. Este número da RPEA reafirma o compromisso com a divulgação de investigações e práticas que valorizam a arte como um campo educativo vivo, diversificado e em constante diálogo com os desafios contemporâneos.
Publicado: 2025-07-09