Música Tradicional Portuguesa para o desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical

Autores

  • Rafael Abreu Conservatório - Escola das Artes da Madeira
  • Fátima Paixão Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco & Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
  • José Raimundo Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v14i1.265

Palavras-chave:

Música Tradicional Portuguesa, Perceção Auditiva, Formação Musical, Ensino de Música, Motivação

Resumo

Este estudo investigativo insere-se num estágio de Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum”. Partimos da Música Tradicional Portuguesa e criámos e implementámos mecanismos e estratégias, com vista a ultrapassar problemas do desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos. 

Para a recolha de dados, construímos inquéritos por questionário a aplicar à turma, tendo sido também usadas as fichas de avaliação das aprendizagens, o que, em conjunto, proporcionaram a obtenção de resultados tendencialmente descritivos. Dos resultados obtidos, inferiram-se conclusões que apontam a música tradicional portuguesa como um recurso didático através do qual os discentes apresentam bons indícios de desenvolvimento da sua perceção auditiva e que o uso deste material musical se revela motivante para aqueles que foram alvo do estudo. 

Downloads

Publicado

2025-07-09