Música Tradicional Portuguesa para o desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v14i1.265Palavras-chave:
Música Tradicional Portuguesa, Perceção Auditiva, Formação Musical, Ensino de Música, MotivaçãoResumo
Este estudo investigativo insere-se num estágio de Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum”. Partimos da Música Tradicional Portuguesa e criámos e implementámos mecanismos e estratégias, com vista a ultrapassar problemas do desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos.
Para a recolha de dados, construímos inquéritos por questionário a aplicar à turma, tendo sido também usadas as fichas de avaliação das aprendizagens, o que, em conjunto, proporcionaram a obtenção de resultados tendencialmente descritivos. Dos resultados obtidos, inferiram-se conclusões que apontam a música tradicional portuguesa como um recurso didático através do qual os discentes apresentam bons indícios de desenvolvimento da sua perceção auditiva e que o uso deste material musical se revela motivante para aqueles que foram alvo do estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Rafael Abreu, Fátima Paixão, José Raimundo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).