Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • 2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • 3. Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • 4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • 5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • 6. Não serão cobradas quaisquer taxas aos autores por submeterem os artigos.
  • 7. Os manuscritos são inicialmente avaliados por membros da equipa editorial e os considerados adequados são submetidos ao parecer técnico de pelo menos dois revisores externos, seleccionados entre os membros do Conselho Científico da RPEA.
  • 8. A revisão é feita anonimamente, podendo os revisores propor a rejeição, aceitação sem modificações ou propor alterações de conteúdo ou de forma, condicionando a publicação do artigo às mesmas.
  • 9. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
  • 10. O(s) autor(es) mantêm os direitos de autor da sua obra, o que lhes permite: publicar em parte ou na totalidade o seu artigo em livro, com a necessária referência à publicação do artigo; utilizar figuras, tabelas e textos do seu artigo em outros trabalhos escritos pelo(s) autor(es), com a necessária referência à publicação do artigo; incluir o seu artigo em compilações de textos para ensino, sempre que sejam distribuídos gratuitamente pelos estudantes ou disponibilizados em suporte informático de acesso livre, com intuito de ensino ou formação.

Instruções para Autores

Os trabalhos devem ser apresentados no formato Word, em Arial 12, com espaçamento duplo, não devendo exceder as 40 páginas A4. As notas, de fim de página, em Arial 10, devem ser incluídas no fim do trabalho.
As figuras, em formato jpg, png ou gif, no corpo de texto, devem surgir pela ordem em que são dispostas no mesmo, em numeração árabe, com título na parte inferior, a negrito, em Arial 10. Preferencialmente, as imagens devem ser enviadas também em ficheiros independentes, igualmente em anexo ao email, com qualidade mínima de 300 dpis, para permitir uma melhor qualidade gráfica. Os quadros devem estar no corpo do texto com título na parte inferior, a negrito, em Arial 10, espaçamento simples e no mesmo formato das figuras.
Os artigos devem ser acompanhados por um resumo de 1000 caracteres, incluindo espaços, em Arial 10, espaçamento duplo, em português e em inglês, com as respectivas palavras – chave (4 a 6).
Na primeira página do artigo (capa) deve constar o título do mesmo, o(s) nome(s) do(s) autor(es) (excluindo graus académicos), a filiação institucional e o e-mail. Deve ainda ser indicada a área científica em que se enquadra:
- Educação Musical, Dança, Teatro, Artes Plásticas, Musicologia e História das Artes.

 

Avaliação pelos pares

Cada artigo submetido é da responsabilidade de um membro do conselho editorial ou do conselho científico, que se compromete a que ele seja avaliado por dois colegas especialistas na área e que o avaliam anonimamente.

Os artigos revistos ​​são tratados confidencialmente pelos membros do conselho editorial, membros do conselho científico e revisores.

O conselho editorial avaliará e reconhecerá a contribuição de todos os envolvidos na revisão do manuscrito enviado à revista.

Ele também incentivará as autoridades académicas a reconhecerem as atividades de revisão por pares como parte do processo científico e deve recusar revisores cujos relatórios sejam de baixa qualidade, impróprios, desrespeitosos ou entregues após o prazo acordado.

Declaração de ética e boas práticas na publicação

A RPEA é uma revista com arbitragem científica, empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (Direção, membros do Conselho de Redação, autores/as, avaliadores/as e o editor) relativamente aos padrões de comportamento ético. Defendemos os seguintes princípios da declaração de ética e de boas práticas na publicação, baseada no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas da Comissão de Ética em Publicações – COPE (disponível em http://publicationethics.org/).

 

Responsabilidade dos Autores

Os manuscritos enviados para publicação devem ser baseados em pesquisas originais e não publicadas. Eles devem incluir os dados obtidos e utilizados, bem como uma discussão objetiva dos resultados. Eles devem fornecer informações suficientes para permitir que qualquer especialista reproduza a pesquisa e confirme ou refute as interpretações defendidas no manuscrito.

Os autores devem estar cientes e abster-se de praticar má conduta científica e violar a ética de publicação

Os autores devem apresentar os seus resultados de forma clara, honesta e sem fabricação, falsificação ou manipulação inadequada de dados.

Todos os autores devem garantir que os dados e resultados relatados no manuscrito sejam originais e não tenham sido copiados, fabricados, falsificados ou manipulados.

Plágio em todas as formas, publicação múltipla ou redundante, bem como invenção ou manipulação de dados, constituem falhas éticas graves e são consideradas fraudes científicas.

Os autores devem fornecer a autoria e o reconhecimento apropriados. Os autores devem abster-se de deturpar deliberadamente a relação de um cientista com o trabalho publicado. Todos os autores devem ter contribuído significativamente para a pesquisa.

Os autores devem informar à revista quando houver um conflito de interesse direto ou indireto com editores ou membros do conselho editorial ou do conselho científico.

Nenhuma parte significativa do artigo deve ter sido publicada anteriormente como um artigo ou como um capítulo ou estar sob consideração para publicação em outro lugar.

Quando os autores descobrem um erro grave no seu manuscrito, devem relatá-lo à pessoa responsável pela revista o mais rápido possível, a fim de modificá-lo, retirá-lo ou publicar uma notificação de correção ou errata.

Se o Conselho Editorial detetar o erro em potencial, os autores deverão demonstrar que o manuscrito está livre de erros.

Os autores são obrigados, por todos os materiais enviados, a participar num processo de revisão pelos pares e a seguir as convenções da publicação.

 

Revisão por pares (Conselho Científico)

Cada artigo submetido é da responsabilidade de um membro do conselho editorial ou do conselho científico, que se compromete a que ele seja avaliado por dois colegas especialistas na área e que o avaliam anonimamente.

Os artigos revistos ​​são tratados confidencialmente pelos membros do conselho editorial, membros do conselho científico e por revisores.

O Conselho Editorial avaliará e reconhecerá a contribuição de todos os envolvidos na revisão do manuscrito enviado à revista. Ele também incentivará as autoridades académicas a reconhecerem as atividades de revisão pelos pares como parte do processo científico e deve recusar os revisores cujos relatórios sejam de baixa qualidade, impróprios, desrespeitosos ou entregues após o prazo acordado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.