Danças Tradicionais na Educação Artística: Uma Visão Contemporânea

Autores

  • Margarida Moura Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa; Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)
  • Maria João Alves Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa; Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v14i1.266

Palavras-chave:

Criatividade, Criação Coreográfica, Dança Tradicional, Educação Artística, Repertório

Resumo

As danças tradicionais na Educação Artística evidenciam-se pela aprendizagem eminentemente experiencial que assenta num diálogo criativo e étnico-artístico específico do património tradicional. Ao existir nos curricula, integram a diversidade das culturas tradicionais existentes nos diferentes contextos educativos, revelando-se um espaço plural e intercultural de partilha e de aprendizagem de novas criações etnocoreográficas. Metodologicamente utilizamos a análise documental, o trabalho de campo e a intervenção profissional no âmbito das danças tradicionais. Destacamos como principais evidências que as danças tradicionais: a) permitem conhecer, partilhar e preservar culturas específicas; b) possibilitam aprendizagens lúdicas em contexto de baile ou grupal; c) desenvolvem capacidades expressivas, rítmicas, psicomotoras, cognitivas, coordenativas e sócio afetivas; d) promovem a expressão e o bem-estar consigo próprio e com o grupo; e e) conduzem a inovadoras e interculturais criações técnico-artísticas e rítmico-expressivas. 

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Publicado

2025-07-09