A Relação entre o Ensino Artístico e o Espaço Digital
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.14i1.261Palavras-chave:
Ensino Artístico, Artes Visuais, Educação, Espaço DigitalResumo
As modificações a que assistimos, atualmente, no campo da produção artística devem levar a uma renovação das práticas artísticas experienciadas pelos alunos, no contexto escolar. Se a educação atualmente se centra no processo de aprendizagem e na adaptação às necessidades do aluno, deverá existir, igualmente, uma ligação à sociedade atual, que procure a descodificação de entendimentos, a fomentação do espírito crítico, do espírito criativo, o desenvolvimento da perceção do poder da imagem e a adaptação a ambientes multidisciplinares, relembrando a amplitude do campo artístico e a sua transversalidade.
Neste artigo, pretendemos discorrer sobre a forma de inclusão do espaço digital nas disciplinas das Artes Visuais, uma vez que este influenciou a produção artística contemporânea e o desenvolvimento de áreas como o Design e a Arquitetura.
Examinamos, também, as linhas de guia para a apresentação e aplicação de ferramentas e técnicas digitais, segundo os documentos que orientam e organizam o ensino artístico das Artes Visuais, no 3.o ciclo e no ensino secundário, e quais as estratégias e sugestões deixadas pelo Ministério da Educação de Portugal para a adequação destes conhecimentos ao perfil dos atuais alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 João Pedro França Gonçalves

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).