A Tecnologia na Formação de Educadores Artísticos: Práticas de Educação Musical na Atualidade da Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v14i1.263Palavras-chave:
Educadores Artísticos, Educação Musical, Música Contemporânea, Música EletroacústicaResumo
Tendo por base um estudo sobre a inclusão da música contemporânea (séculos XX e XXI) na educação musical da criança, expõe-se neste artigo resultados que envolveram a utilização de recursos tecnológicos na formação de educadores artísticos e práticas responsivas à atualidade do ensino da música. São apresentados três projetos de criação musical, com utilização de gravação áudio e computador, que resultaram de trabalhos elaborados por estudantes de uma licenciatura em Educação Artística, ministrada por uma Instituição de Ensino Superior Portuguesa, e orientados pela investigadora. A metodologia utilizada foi investigação-ação, sendo que será apresentada neste artigo uma pequena parte da segunda fase do estudo que objetivou um trabalho prático e exploratório em sala de aula com os formandos. Indo ao encontro de modelos estéticos musicais contemporâneos, procuraram-se desenvolver abordagens metodológicas exequíveis à formação dos alunos, respeitando premissas da música eletroacústica.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Susana Maia Porto, Francisco Rodilla León

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).