Experiências de Aprendizagem Musical Baseadas na Resolução de Problemas: Um Estudo Exploratório em Sala de Aula

Autores

  • Maria João Vasconcelos Departamento de Educação e Psicologia – Universidade de Aveiro (Doutoranda); Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves – Lisboa
  • Helena Caspurro Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro; INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) / Colaboradora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical)
  • Nilza Costa Departamento de Educação e Psicologia – Universidade de Aveiro; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.27

Palavras-chave:

Aprendizagem Musical, Construção da Aprendizagem, Feedback, Resolução de Problemas, Trabalho de Grupo

Resumo

Tendo como objetivo geral desenvolver a aprendizagem musical no Currículo do Ensino Básico, o presente estudo apresenta como objetivo específico desenvolver ideias e possibilidades de implementação prática sustentadas em processos de resolução de problemas e construção de conhecimento. Pretendeu-se assim experienciar estratégias e formas de atuação em atividades práticas em sala de aula, bem como avaliar a respetiva adesão dos alunos, nomeadamente as percepções sobre o desenvolvimento da sua aprendizagem musical e a atuação da professora. O presente estudo exploratório contou com a participação de 4 turmas do 8.º ano de escolaridade, que estiveram presentes na atividade aqui exposta e responderam a um questionário final. Neste sentido, procedeu-se à avaliação da adesão dos alunos no que respeita à atividade desenvolvida, tendo os resultados apontado para uma valorização da aprendizagem com pares (em trabalho de grupo) e do caráter regulador do feedback prestado pela professora aos alunos.

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Publicado

2017-02-16