A Reinterpretação de Obras Coreográficas e a Importância da sua Integração no Ensino de Dança
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.33Palavras-chave:
Reconstrução, Reposição, Recriação, Versão, Adaptação, Ensino de DançaResumo
Este artigo tem como objetivo principal clarificar e compreender os conceitos de reconstrução, reposição, recriação, versão e adaptação, como ferramentas para desenvolver o ensino-aprendizagem da dança nas escolas artísticas. Procura promover o espírito crítico através da apresentação de diferentes formas de reinterpretação de obras coreográficas e analisar a sua importância nas diferentes abordagens das disciplinas de composição/criação coreográfica, estudo de repertório e técnica de dança contemporânea. Não se procura, no entanto, expor didáticas ou metodologias que guiem os professores e criadores, mas sim destacar as diferenças, semelhanças e transversalidades destes conceitos no âmbito da educação para prática performativa. Para além disso, destaca-se também a importância do património cultural da dança através de diferentes formas de arquivo, como forma de transmissão de legados, garantindo a promoção, experimentação e reflexão das obras nos sistemas de ensino artístico especializado e ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).