Identificação de Zonas de Dor Relacionadas com Patologias Músculo- Esqueléticas num Grupo de Músicos

Autores

  • Mafalda Pires Universidade de Aveiro – Mestrado em Ensino da Música
  • António Vassalo Lourenço Universidade de Aveiro
  • António Silvério Cabrita Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • José Ricardo Cabeças EUVG – Escola Universitária Vasco da Gama

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.12

Palavras-chave:

Dor, Música, Instrumentos Musicais, Hábitos de Estudo

Resumo

A dor relacionada com o uso excessivo dos músculos é um problema comum nos músicos (Steinmetz, Möller, Seidal e Rigotti, 2012). Esta, que pode variar desde um desconforto leve e passageiro a um desconforto prolongado e muito doloroso, é uma experiencia sensorial e emocional que normalmente se associa a uma lesão.
Num artigo sobre esta temática, publicado em 2014, é afirmado que “o peso estático, os movimentos repetitivos, a ativação muscular excessiva, bem como a postura corporal extrema, são impostos ao corpo, causando danos, desde cedo na infância” (Nawrocka, Mynarski, Powerska, Grabara, Groffik e Borek, 2014: 29).
Todos estes danos podem levar à dor crónica, sendo que, os músicos nestas condições têm mais tendência para atingir níveis elevados de ansiedade e pânico, do que músicos que não sofrem de dor (Zamorano, Riquelme, Kleber, Altenmüller, Hatem e Montoya, 2015). Também os anos de profissão, a frequência da prática musical e o tempo de estudo são os fatores que contribuem para o aumento de queixas da dor nos músicos.
No sentido de perceber quais as principais queixas do foro músculo-esquelético apresentadas por músicos, o objetivo deste capítulo centra-se na identificação das zonas mais afetadas do corpo humano relacionadas com a prática instrumental, bem como as causas da dor que delas advém.

Downloads

Publicado

2017-02-16