Criação de um Ensemble de Trombones: Importância da Música de Conjunto no Desenvolvimento de Competências Musicais e Interações Sociais dos Alunos1
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.37Palavras-chave:
Interações Sociais, Competências Musicais, Prática Musical de ConjuntoResumo
O presente artigo baseia-se num Projeto Educativo (PEDU) e de Investigação (PINV) de natureza qualitativa, realizado na Divisão de Expressões Artísticas (DEA), da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) da Região Autónoma da Madeira, no âmbito de um mestrado em ensino (1), com um grupo de nove alunos de diferentes idades, que frequentam a atividade de Trombone. Pretendeu-se, por um lado, diversificar estratégias de ensino-aprendizagem que pudessem beneficiar a aprendizagem do Trombone e da Música em geral, com a criação de um Ensemble de Trombones e, por outro lado, perceber e refletir sobre o modo como a prática musical de conjunto contribuiu para o desenvolvimento de competências musicais e aprendizagens sociais entre trombonistas, apoiadas na colaboração e cooperação. Como principais resultados, parece-nos evidente que a ação desenvolvida proporcionou aos alunos novas experiências e vivências musicais, que apontam ter contribuído para a aquisição/desenvolvimento de novas competências musicais e interações sociais relevantes.
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