Dança, Criatividade e Educação Artística: Um Cruzamento Essencial e Exequível
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v2i1.80Palavras-chave:
Arte, Dança, Educação Artística, Currículo, 1.º Ciclo do Ensino BásicoResumo
A tríade educativa entre Dança, Criatividade e Currículo Escolar acontece com o exemplo concreto da consecução do
Projeto de Educação Artística para um Currículo de Excelência – Projeto Piloto para o 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvido
pelo Clube UNESCO de Educação Artística.
Consideramos que este Projeto é um exemplo que prova que a Educação Artística é possível, essencial e exequível e é uma
ferramenta determinante para o desenvolvimento profícuo do que consideramos ser “uma verdadeira educação artística”, e
no qual se desenvolve um plano de intervenção no domínio das diferentes áreas artísticas em contexto escolar.
A dança, neste âmbito, como uma das áreas artísticas desenvolvidas no projeto, procura contribuir para o desenvolvimento
geral e harmonioso das crianças, para que estas apreendam os princípios que governam o movimento, ao mesmo tempo que
a espontaneidade dos seus movimentos seja preservada e que a capacidade criativa e expressão estética e artística sejam
fomentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).