O Ensino da Guitarra em Grupo. Contexto, Reflexão e Abordagem
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i1.211Palavras-chave:
Educação Musical, Ensino Superior de Música, Prática Instrumental em Grupo, Aprendizagem da GuitarraResumo
Neste trabalho é apresentada uma reflexão sobre as práticas levadas a cabo nas aulas do ensino instrumental em grupo na formação de professores de educação musical, mais concretamente da guitarra, onde o intuito é aprender a tocar este instrumento enquanto ferramenta auxiliar para realizar acompanhamentos musicais.
Aplicada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, nos 1.º e 2.º anos do Curso de Educação Musical nas subunidades curriculares Guitarra I e II das unidades curriculares Prática Vocal e Instrumental II e III respetivamente, esta ferramenta pedagógica integra grupos de alunos com conhecimentos ao nível da formação musical e, maioritariamente, sem quaisquer conhecimentos ou formação neste instrumento.
Por conseguinte, com base na experiência adquirida, fica a descrição da abordagem do estudo da guitarra em grupo, onde o objetivo não é aferir o grau de eficiência em comparação com o ensino individual, mas sim refletir sobre a ação para promover e potenciar a aprendizagem individualizada neste contexto em concreto, concentrando os meios necessários para a sua operacionalização com material didático pensado e organizado.
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