Vol. 7 N.º 2 (2017): RPEA

					Ver Vol. 7 N.º 2 (2017): RPEA

A Revista Portuguesa de Educação Artística (RPEA), Vol. 7, N.º 2 constitui um marco deste periódico científico. A partir deste número, a RPEA passa a estar indexada em mais duas bases de dados de revistas científicas internacionais: o SJIF (Scientific Journal Impact Factor); e o MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals), da Universidade de Barcelona. No total, a RPEA está atualmente indexada e referenciada em seis importantes diretórios de revistas científicas, o que demonstra o sucesso do percurso realizado rumo à credibilização internacional.

Este ano, a RPEA consolidou também a periodicidade semestral da revista, factor essencial para a integração nas principais bases de dados científicas internacionais. Ao passar de uma periodicidadeanual para semestral, aumentaram as possibilidades de realizar candidaturas de acesso a um maior número de diretórios e bases de dados. No entanto, este aumento da frequência de publicação envolvia alguns riscos – aos níveis da qualidade da investigação e da capacidade editorial da RPEA –, os quais foram felizmente ultrapassados.

Finalmente, no último semestre, a RPEA foi convidada a integrar um projeto internacional com outras cinco revistas científicas de diversos países (EUA, Finlândia, Taiwan, Espanha e República Checa), o que constitui uma oportunidade relevante para a divulgação das pesquisas sobre educação artística realizadas em Portugal, ao mesmo tempo que comprova a credibilidade da revista. Neste projeto, seis revistas científicas irão funcionar em rede e dedicar um dos seus números de 2018 a um tema comum: “Borderless: Global Narratives in Art Education” (“Sem Fronteiras: Narrativas Globais em Educação Artística”). Esta parceria surgiu através da InSEA (International Society for Education through Art). Em 2019, irá ser realizado um congresso na cidade de Vancouver, onde esta parceria terá destaque, sendo bem-vindas comunicações que versem sobre este tema comum.

Mais informações poderão ser consultadas no site da RPEA (http://rpea.recursosartisticos.madeira.gov.pt). Resta-nos agradecer a todos os que têm contribuído para este projeto e que têm colaborado na promoção e no acréscimo de qualidade da investigação na área da educação artística. A todos, o nosso muito obrigado.

Publicado: 2017-11-24