“Escolas de Música, Escolas de Vida”: Estudo de Caso na Música Nova de Ílhavo
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v7i2.56Palavras-chave:
Bandas Filarmónicas, Ílhavo, Ensino, Escolas de MúsicaResumo
Este trabalho explora o processo de ensino de música nas bandas filarmónicas em Portugal. Parte de um estudo de caso realizado na Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova. As Bandas Filarmónicas são instituições seculares responsáveis pela formação inicial de grande parte dos instrumentistas de sopro em Portugal. O desinteresse que os estudos musicológicos revelaram por esta realidade musical explica-se pela persistência de um paradigma essencialista da cultura que exclui as práticas situadas entre os domínios erudito e folclórico. Enquadra-se num estudo mais amplo que compreende a atividade filarmónica no concelho de Ílhavo. O meu contributo circunscreve-se ao ensino-aprendizagem de música nas bandas filarmónicas e à atividade performativa da Música Nova ao longo de 2012, procurando averiguar o impacto que a formação de músicos nas bandas filarmónicas teve e tem na vida musical em Portugal, nomeadamente na formação de músicos profissionais.
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