Epistemologias da Educação Dramática I: Teorias e Práticas na Educação Formal e Não Formal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v7i2.60Palavras-chave:
Educação Formal e Não Formal, Epistemologia, Teatro, Drama, Educação CulturaResumo
Com este artigo pretende-se refletir sobre as teorias e as práticas da educação dramática e teatral, formal e não formal, entendendo-se o seu estudo como uma necessidade de aprofundamento científico e uma forma de reconhecimento e legitimação da sua presença, enquanto âmbito de formação geral e específica da educação artística e cultural que requer ser integrada, normalizada e regulada, em todos os níveis do Sistema Educativo, bem como nos territórios da educação não formal da educação social e do desenvolvimento comunitário. Assim, técnicas dramáticas e teatrais do Teatro do Oprimido, A Teoria dos Jogos Teatrais e o trabalho dramático e teatral que é possível desenvolver com a teoria do Modelo de Ação da Peça Didática brechtiana bem como a Pedagogia do Espectador são aqui apresentadas enquanto presentes na epistemologia dramática e teatral do (no) universo educacional brasileiro e que se apresenta sob o nome genérico de Teatro Educação.
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