Aprendizagem Colaborativa Online na Disciplina de Educação Visual e Tecnológica

Autores

  • Vítor Silva Departamento de Artes e Tecnologias, Escola Básica Integrada Roberto Ivens, Ponta Delgada, Portuga
  • Clara Coutinho Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v7i2.4

Palavras-chave:

Do-It-Yourself, Aprendizagem Colaborativa Online, Edmodo, Método de Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso efetuado com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, analisando as atividades colaborativas realizadas numa comunidade Do-It-Yourself criada no Edmodo. A técnica de desenvolvimento do estudo posicionou-se no paradigma interpretativo e qualitativo recorrendo à análise de conteúdo das discussões e dos artefactos criados. Os resultados mostram o nível de colaboração do grupo e a influência de algumas ferramentas e métodos de trabalho, tornando evidente a necessidade de realização de outros estudos sobre comunidades análogas dedicadas à educação artística nestas faixas etárias, nomeadamente acerca da influência do e-moderador.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Secção

Artes Plásticas