Organização Educacional: O Caso do Gabinete Coordenador de Educação Artística
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v1i1.70Palavras-chave:
Organização Educacional, Supervisão Pedagógica, Educação ArtísticaResumo
A presente comunicação corresponde a uma reflexão ao nível organizacional de uma entidade específica situada na Região Autónoma da Madeira: o Gabinete Coordenador de Educação Artística. No âmbito das suas competências, cabe a esta direção de serviços da Secretaria Regional de Educação e Cultura a responsabilidade pela coordenação pedagógica ao nível regional das áreas artísticas no primeiro ciclo do Ensino Básico.
Nesta reflexão são focadas fundamentalmente duas dimensões: por um lado, a organização enquanto centro de gestão de recursos e coordenadora pedagógica e, por outro, o seu modelo de supervisão/apoio pedagógico, incluindo a formação
contínua de professores.
Com base na análise documental (documentação interna e publicada) e na observação direta, os dados recolhidos permitemnos identificar alguns pontos fortes e fracos na adopção deste tipo de modelo organizacional tendo em conta dois focos: por um lado, o GCEA enquanto centro de gestão de recursos e coordenador pedagógico e, por outro, a supervisão/apoio pedagógico e a formação de professores.
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).