Ambiências Educadoras: Ampliando Bagagens Artísticas/Culturais de Estudantes de Curso de Pedagogia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i2.232Palavras-chave:
Formação Docente, Ambiências Educadoras, Objeto Propositor, Pedagogia, Processos EducativosResumo
O Projeto Ambiências Educadoras foi iniciado em 2019 no curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/Brasil). Seu objetivo é valorizar a potência de ambiências educadoras como um conjunto de condições sociais, culturais, estéticas que podem impulsionar o convívio social cidadão e ampliar o repertório cultural, articulando mediação cultural, arte e práticas educativas. Em 2022, com a participação de doze componentes curriculares e onze professores, além da pesquisa, foram criados objetos propositores considerados como recursos educativos para despertar o interesse, informar, convidar quem joga/ouve/experimenta a visitar espaços fora da sala de aula. A pesquisa, a produção de objetos propositores e as vivências nas escolas de Educação Infantil e anos iniciais da Educação Básica foram avaliados e continuam germinando ações na continuidade do projeto. Tanto para os estudantes, quanto para o curso e todos os professores envolvidos, a possibilidade da união entre ensino, pesquisa e a extensão, tripé que caracteriza a função da universidade, compôs uma rica experiência na compreensão de processos educativos e do contexto como território de aprendizagem.
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