Violão Erudito ou Popular? Impulsos para uma Atuação Musical Culturalmente Inclusiva

Autores

  • Teresinha Soares Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v13i2.229

Palavras-chave:

Violão, Hibridismo, Interculturalidade, Intertextualidade

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre o violão clássico e popular, fundamentadas em conceitos sobre Hibridismo Intercultural e Intertextualidade, e por experiências em sala de aula e ensaios com um conjunto de violões em uma universidade pública no Brasil (Universidade Federal de Mato Grosso), com obras musicais em diálogo com o referencial teórico. O objetivo do texto foi refletir sobre o emblemático repertório do ensino formal de nível superior (licenciatura) que se origina na herança cultural ocidental, no entanto, constantemente transpassado por realidades locais, nacionais e transnacionais, em que fronteiras culturais são opacas. Esse processo formador torna-se inclusivo e incide nas futuras atividades profissionais, a emanar os subsídios que foram ofertados.

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Publicado

2025-01-17