Proposições Artísticas como Provocação para Investigar Bagagens Artísticas/Culturais de Estudantes de Cursos de Pedagogia no Brasil

Autores

  • Mirian Celeste Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Jéssica Mami Makino Universidade de São Paulo (USP)
  • Renata Queiroz de Moraes Americano Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Juliana Marcondes Bussolotti Universidade Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v13i1.226

Palavras-chave:

Formação Docente, Cursos de Pedagogia, Bagagens Artísticas/Culturais, Ensino de Arte, Cultura, Artografia

Resumo

A preocupação com a formação artística e cultural de estudantes dos cursos de Pedagogia, que formam professores para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental no Brasil, gerou a presente pesquisa ainda em processo. Tendo como proposta metodológica a artografia, professores/ pesquisadores/artistas criadores de 19 universidades brasileiras planejaram proposições artísticas como provocação para investigar as bagagens artísticas/culturais que compõem o repertório individual e coletivo daqueles futuros docentes. Os diálogos rizomáticos, desde a conceção da pesquisa até as primeiras proposições selecionadas e vivenciadas se oferecem aqui como espaço de reflexão sobre os desafios, dificuldades e descobertas proporcionadas pela beleza da imprevisibilidade das relações entre teorias, entre práticas, entre sujeitos, tempos e bagagens, compondo um corpus de estudo e análise que continuará a ser construído colaborativamente.

Downloads

Publicado

2024-10-15