Possibilidades e Especificidades do Processo de Criação Coreográfica: A Pertinência dos Seres – Um Caso de Estudo
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i1.209Palavras-chave:
Criação Coreográfica, Gerar Materiais de Movimento, Registo do ProcessoResumo
Neste artigo propõe-se uma reflexão sobre parte dos materiais recolhidos no contexto do Projeto de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística intitulado Criação Coreográfica - Processo, Registo e Análise (IPL/2021/CC-PRA_ESD), que deu origem à criação da peça coreográfica A Pertinência dos Seres, da autoria de Inês Pedruco e Margarida Belo Costa. Com estreia a 20 de junho de 2022, no Auditório Municipal António Silva, seguida de uma apresentação a 23 de junho de 2022, no Teatro Baltazar Dias, no âmbito do Festival de Dança do Funchal, esta peça coreográfica teve como estímulo a obra literária de Afonso Cruz A Contradição Humana. No contexto da criação coreográfica contemporânea a forma como surgem e se desenvolvem os materiais coreográficos está, muitas vezes, intimamente relacionada com a possibilidade ou não de os intérpretes incorporarem e assumirem um lugar de intérpretes-criadores. A partir da obra coreográfica e dos registos sistematizados do seu processo, propõe-se uma análise sobre a forma como surgiram os materiais, os processos implicados e a sua relação com o estímulo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Madalena Xavier, Joana Franco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).