Cant(a)eiro e Flormiga
Relato de Dois Projetos de Música com Plantas em Ambientes Escolares
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.160Palavras-chave:
Música, Plantas, Educação, Computação físicaResumo
Desde cedo na nossa história que as plantas são tomadas como seres vivos silenciosos e imóveis, fruto, entre outras coisas, de uma cadência rítmica de vida radicalmente diferente da dos humanos. Ora, nas últimas décadas, temos assistido a investigações que nos revelam que as plantas são muito mais do que seres silenciosos e imóveis. É neste aspeto que os projetos que iremos relatar neste artigo se apoiam, ou seja, tomando as plantas como aliadas inestimáveis
no caminho para uma relação mais consciente com o planeta que com elas partilhamos. Irá ser discutido o projeto Cant(a)eiro, com inclinação maior para a performance musical e educação musical; e o projeto Flormiga, que aborda o design de som inspirado em processos orgânicos. Ambos os projetos visam oferecer novas formas de relacionamento com a prática musical e a educação musical, particularmente pela interacção com plantas, bem como promover laços sensíveis entre estudantes em contextos escolares e a natureza.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Tiago Aires Lêdo, Filipe Lopes, Rui Penha
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).