Cant(a)eiro e Flormiga

Relato de Dois Projetos de Música com Plantas em Ambientes Escolares

Autores

  • Tiago Aires Lêdo Orquestra Jazz de Matosinhos
  • Filipe Lopes ESMAD / CIPEM INET-md
  • Rui Penha ESMAE/INESC TEC

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.160

Palavras-chave:

Música, Plantas, Educação, Computação física

Resumo

Desde cedo na nossa história que as plantas são tomadas como seres vivos silenciosos e imóveis, fruto, entre outras coisas, de uma cadência rítmica de vida radicalmente diferente da dos humanos. Ora, nas últimas décadas, temos assistido a investigações que nos revelam que as plantas são muito mais do que seres silenciosos e imóveis. É neste aspeto que os projetos que iremos relatar neste artigo se apoiam, ou seja, tomando as plantas como aliadas inestimáveis
no caminho para uma relação mais consciente com o planeta que com elas partilhamos. Irá ser discutido o projeto Cant(a)eiro, com inclinação maior para a performance musical e educação musical; e o projeto Flormiga, que aborda o design de som inspirado em processos orgânicos. Ambos os projetos visam oferecer novas formas de relacionamento com a prática musical e a educação musical, particularmente pela interacção com plantas, bem como promover laços sensíveis entre estudantes em contextos escolares e a natureza.

Downloads

Publicado

2021-09-13