Vol. 10 N.º 2 (2020): Revista Portuguesa de Educação Artística

					Ver Vol. 10 N.º 2 (2020): Revista Portuguesa de Educação Artística

Como tem sido apanágio, o atual número da RPEA apresenta um conjunto variado de artigos em torno da educação e das artes, que demonstram a riqueza da investigação e do estado da arte neste domínio.

O artigo de abertura “Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita”, da autoria de Carlos Damas, procura construir e validar uma escala inovadora, com o propósito de a autoeficácia e fontes de autoeficácia musical em instrumentistas e cantores. Tendo em consideração que bons níveis de autoeficácia, favorecem a aprendizagem e o desempenho, compreende-se a importância desta nova escala aplicada na área da música erudita.

Ainda no domínio musical, o artigo da investigadora Marta Moreira procura perceber quais são os problemas estruturais que afetam o Ensino Artístico Especializado da Música, que prejudicam a concretização dos objetivos a que o mesmo ensino se propõe, procurando simultaneamente propor alguns elementos para a sua reestruturação.

No domínio da dança, os investigadores Ângelo Cid Neto, João Fernandes e Madalena Xavier trazem, neste número, uma reflexão sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística.

A gestão flexível do currículo é o tema tratado pelas professoras da Universidade da Madeira Natalina Cristóvão e Ana França. As investigadoras partilham as perceções e as práticas dos professores das áreas artísticas que participaram no projeto piloto de gestão flexível do currículo, em seis escolas do 1.º CEB da Região Autónoma da Madeira.

Partindo da proposta de observação da natureza de Johann Wolfgang von Goethe, o pesquisador da Universidade de São Paulo, Arley Andriolo, reune alguns elementos da História das Artes que nos permitem entender os principais aspectos do conhecimento sensível.

Na área de divulgação de projetos, destaca-se o artigo “Cant(a)eiro e Flormiga: Relato de Dois Projetos de Música com Plantas em Ambientes Escolares”, onde são apresentados dois projetos que visam oferecer novas formas de relacionamento com a prática musical e a educação musical, particularmente pela interacção com plantas

Finalmente, a RPEA volume 10, número 2, termina com uma homenagem de Teresa Norton Dias ao bailarino Carlos Trincheiras que aborda o legado deixado por este coreógrafo português no Brasil.

Publicado: 2021-07-28