Ensino Artístico Especializado da Música:
Avaliação da Pertinência de uma Possível Reestruturação
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.156Palavras-chave:
: Ensino Artístico Especializado da Música, Vertente Genérica/Vocacional, Organização Escolar, Modelo de ReestruturaçãoResumo
No Ensino Artístico Especializado (EAE) da Música a precariedade das condições laborais e a instabilidade dos contextos educativos são factores que dificultam o trabalho desenvolvido. Procurou-se perceber quais são os problemas estruturais que afetam este subsistema, colocando o enfoque em como está organizado o EAE da Música e de que forma essa organização potencia/prejudica a concretização dos objetivos a que o mesmo ensino se propõe. Através de um estudo comparativo, visando perceber tanto a evolução do EAE da Música ao longo das últimas décadas, como a sua concretização nos modelos público e privado de ensino, diagnosticaram-se lacunas e discrepâncias. A revisão bibliográfica de vários relatórios de avaliação do ensino artístico revela que não tem existido uma resposta eficaz a estas
problemáticas. Assumiu-se, assim, relevante consolidar algumas sugestões de reestruturação, apresentando um modelo que comporte tanto a vertente genérica como a especializada.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Marta Moreira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).