O Museu de Arte Revisitado pelo Tablete Digital. Uma Experiência de Formação Artística para Futuros Professores

Autores

  • Ana-Vanêssa Lucena Haute Ecole Pédagogique-Bern/Neuchâtel/Jura

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v8i1.7

Palavras-chave:

Táblete Digital, Museu, Formação Inicial, Cooperação, TIC

Resumo

Oferecer uma formação introdutória em criação digital para fins didáticos. Pensar o museu de arte como um espaço de aprendizagem, mantendo as suas especificidades. Considerar o conteúdo de uma coleção buscando sua adequação com as demandas de um currículo escolar (PER). Desenvolver a ideia de cooperação entre diferentes instituições através da digitalização de uma ferramenta de ensino durante a formação inicial de professores. Estes são os objetivos deste projeto, organizado em torno de questões e do pensamento crítico, evitando a fórmula “procedimento a seguir”. Esta cooperação, iniciada há três anos, levou à criação de um “guia de visita interativo” por parte dos estudantes/ futuros professores e foi testado pelos seus alunos durante estágios. Este dispositivo ainda está em fase de construção e requer a assimilação de um património cultural de proximidade com o conhecimento digital, por forma de desenvolver habilidades digitais para fins educacionais.

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Secção

Artigos