Adaptação de um Currículo de Educação Musical para Contexto Bilíngue: Um Relato de Experiência Docente
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v14i1.264Palavras-chave:
Currículo de Educação Musical, Bilinguismo, Experiência Docente, Linguagem, Estratégias Pedagógicas, InclusãoResumo
O estudo parte da experiência da autora como professora de música em contexto bilíngue (português/inglês) em uma escola privada de Educação Básica no Estado de São Paulo, Brasil, entre 2017 e 2019. A partir do relato estabeleceram- se relações interdisciplinares em quatro eixos do conhecimento: comunicação, linguagem, cultura e inclusão. Tais eixos perpassam todo o processo de observação, reflexão, investigação, análise e tomadas de decisões para adaptar um currículo de música para um contexto bilíngue de imersão parcial ou total na língua inglesa para alunos entre um ano e meio a nove anos de idade. Os objetivos do estudo incluem a documentação do processo de adaptação do currículo, detalhando a lógica subjacente às principais decisões e partilhando estratégias e atividades pedagógicas eficazes que podem ser implementadas em contextos educativos bilingues, multiculturais e inclusivos. É utilizado um quadro analítico para elucidar as fases de reflexão e de ação do trabalho. Este estudo tem como objetivo oferecer perspetivas e abordagens práticas aos aos professores e educadores que trabalham em ambientes bilíngues, multiculturais e inclusivos.
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