(Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos Futuros Professores

Autores

  • Mónica Oliveira I2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da UP; Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v7i1.2

Palavras-chave:

Educação Artística, Arte Contemporânea, Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores

Resumo

A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.

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Publicado

2017-07-27

Edição

Secção

Artes Plásticas