RPEA Estratégias para o Ensino e Aprendizagem de Dança

Autores

  • Maria João Alves Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md
  • Margarida Moura Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.146

Palavras-chave:

Estratégias de ensino; Modelos de Instrução e Feedback; Gestão de aula; Clima Relacional e Disciplina

Resumo

Construído com o objetivo de enfatizar a importância das estratégias de ensino no desenvolvimento harmonioso aos níveis cognitivo, psicomotor e socioafetivo do estudante de dança, este artigo reflete sobre os diversos conceitos subjacentes à intervenção pedagógico-didática em dança. Assim, são abordados neste estudo os estilos de ensino, enquanto definição e conceito, os modelos de intervenção e sua influência nas decisões pré-ativas do professor de dança e um conjunto abrangente de estratégias de ensino, tendo em conta o aluno de dança ou a turma. Posteriormente são apresentadas, de modo sintético, boas práticas de intervenção do professor no que respeita às dimensões de ensino de dança, destacando boas práticas de instrução-feedback, de organização/gestão de aula, de clima relacional e de disciplina na aula, e que os professores de dança devem privilegiar.

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Publicado

2021-02-09