Práticas de Técnica Vocal e Respiratória (‘PRATÉVOR’) e Outros Fatores Potenciadores da Qualidade do Canto Coral no 1.º Ciclo do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v2i1.77Palavras-chave:
PRATÉVOR (Práticas de Técnica Vocal e Respiratória), Canto Infantil, Coros Escolares, Canto Coral, 1.º Ciclo do Ensino Básico, QualidadeResumo
Este artigo apresenta como tema aglutinador as «práticas de técnica vocal e respiratória (PRATÉVOR) aplicadas ao canto coral nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico».
Pretende partilhar, embora de forma mais sucinta, um estudo realizado em 2010 na Escola Superior de Educação de Setúbal no âmbito do Mestrado em Educação Musical no Ensino Básico, cujo processo partiu da abordagem metodológica das PRATÉVOR, acrónimo por mim criado para sintetizar algumas práticas de cariz fisiológico (pequenos exercícios lúdicos para a atitude postural e coordenação do sistema pneumo-fono-articulatório) que, pela sua aplicação regular, pudessem contribuir para promover a qualidade do canto executado por crianças no ensino generalista.
Tendo como cenário de aplicação a especificidade curricular do 1.º ciclo do ensino básico na Região Autónoma da Madeira,justificada pelo regime de autonomia do sistema educativo regional, este estudo começa assim por desenvolver-se a partir do questionamento sobre os efeitos benéficos da técnica vocal e respiratória adaptada às crianças em contexto escolar, como (um dos) fator(es) de valorização do canto em conjunto exercido a partir da sala de aula. Se inicialmente começou por ser implementado aos meus alunos através dum projeto educativo específico desenvolvido na abrangência do meu Mestrado em Educação Musical, mais tarde o processo centra-se na realidade de outros projetos análogos de modalidade artística de canto coral desenvolvidos em 11 escolas da Madeira, tendo os professores envolvidos beneficiado anteriormente de um incremento formativo nesta área.
Nesta linha de reflexão investigativa, outras variáveis acabam também por ser espoletadas pela pesquisa, igualmente como condicionantes a considerar, perspetivando-se, na sua complementaridade, como significativos contributos para a qualificação do canto coral desenvolvido nas escolas do ensino básico.
Paralelamente foi instruído um projeto de investigação constituído por 2 estudos comparativos do tipo Investigação-Ação.
Ao longo de 4 fases processuais, realizaram-se diferentes questionários a nível nacional envolvendo especialistas em canto infantil, professores de canto coral escolar e alunos.
Consubstanciado numa alargada revisão da literatura, o estudo apresenta resultados que apontam para diversas conclusões que, pela sua previsível aplicabilidade em contexto educativo, pretende-se que constituam indicadores que possam contribuir para a melhoria da prática musical cantada, refletida e reconstruída a partir da escola atual.
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