Dois em Um: Educação Visual de Todos como Pilar da Sustentabilidade do Património Cultural e como Património Cultural Imaterial
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i2.230Palavras-chave:
Arte/Design-Educação na Adolescência, Eco-Compatibilização, Ensino-Aprendizagem, Projecto Escolar Artístico, Património Natural e Cultural UNESCO, Sustentabilidade VitalResumo
Nesta Investigação, verificamos a dupla valência estruturante da Educação Visual: (1) no core-Currículum de todos até à Adolescência; (2) no seu corpus projectual, assumindo o valor de Património Cultural Imaterial. Em (1), documentamos Boas Práticas pioneiras, de valorização da envolvente pela Educação Visual/Arte-Design, em Eco-compatibilização com a emergência do património natural e construído. Em (2), validamos Fichas de projectos escolares pioneiros em Educação Visual, desde 1948 (Exploratório de Educação Artística da Universidade de Lisboa; CIEBA-FBAUL): eles constroem a sustentabilidade de uma educação estética visual curricular e do Património do qual ela é pilar – referencial para uma plataforma “universidade – docentes-em-exercício”, aberta à comparabilidade internacional. Concluímos pela necessidade de suporte do ensino-aprendizagem, também reconhecida pela UNESCO; e de que “a criação escolar de Arte, muitas vezes Pública”, seja reconhecida por esta como Património da Humanidade.
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