A Música e a Criança com Perturbação do Espectro do Autismo – Uma Dupla que Dá Certo: Como a Música Atenua as Dificuldades Provocadas pelo Autismo
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i1.210Palavras-chave:
Música, Autismo, PEA, Prática Musical, InstrumentoResumo
A importância da Música na cognição infantil da criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um tema cada vez mais estudado na comunidade científica: as crianças com esta perturbação, ao trabalharem musicalmente, beneficiam de um incremento enorme no seu processo cognitivo; de melhorias na aquisição e solidificação da linguagem; de redução nas tensões musculares; de promoção de uma efectiva sociabilização inter pares ; de uma contenção no medo, na ansiedade e nos ataques de pânico; bem como de uma aquisição efectiva de conhecimentos e competências a todas as disciplinas, sejam elas de base artístico-musical ou não. Segundo Gattino & Silva (2016) e Whipple (2012), a Música actua, de forma directa enquanto ferramenta metodológica activa e lúdica, em quatro distúrbios do PEA: a incapacidade de estabelecimento de um relacionamento social (contrariado através do jogo musical); a falha no uso comunicativo da linguagem (atenuado através da canção infantil e dos jogos musicais com palavras); o interesse obsessivo em manter-se isolado (que encontra um obstáculo nos jogos musicais de confiança e no teatro musical); e também o fascínio por objectos (que pode ser canalizado, positivamente, através da prática instrumental), sendo, assim, uma área pedagógica da maior relevância para estas crianças.
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