A Didática e a Supervisão Pedagógica: Reflexões em Contexto da Educação Artística, Música
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i2.215Palavras-chave:
Didática, Supervisão Pedagógica, Educação Artística, Formação InicialResumo
O presente artigo apresenta-se como um conjunto de reflexões sobre o papel da área da Didática e da Supervisão Pedagógica na prática musical nos dias de hoje e na formação de professores do ensino superior, do ensino genérico. A metodologia de investigação foi qualitativa através da recolha e análise de artigos, livros e atas de congressos. O saber didático constitui uma componente central da profissão docente e uma área de formação com expressão significativa nas licenciaturas e mestrados em ensino. O modo como esse saber se operacionaliza no âmbito da formação
depende de diversos fatores, entre os quais salienta-se a natureza, os pressupostos e as estratégias de supervisão nos espaços curriculares de iniciação à prática profissional, assim como o modo como esses espaços se articulam com as unidades curriculares da área da Didática.
Entende-se que a formação em Didática e a Supervisão Pedagógica deverão promover a articulação entre teoria e prática e confluir no desenvolvimento de professores reflexivos, facilitadores da aprendizagem e da autonomia dos seus alunos. Assim, as práticas formativas e supervisivas deverão centrar-se na análise e reconstrução da experiência
educativa, tomando-a como eixo central do desenvolvimento profissional.
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