O Lugar da Dança no Sistema Educativo Português
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v6i1.10Palavras-chave:
Dança, Sistema Educativo, Ensino Genérico, Ensino Artístico, PortugalResumo
Pretende-se com a presente reflexão traçar o percurso da formação e do ensino da dança no ensino oficial português, quer ao nível do ensino público (básico e secundário) quer ao nível do ensino privado e cooperativo (vocacional e profissional). Analisam-se as diferenças entre ensino genérico, especializado e artístico, no que concerne à dança no Sistema educativo e destaca-se a investigação desenvolvida pela Faculdade de Motricidade Humana no domínio da dança, na educação formal, não formal e informal. Conclui-se que o ensino, não superior, da dança em Portugal cresceu exponencialmente na última década; que no ensino vocacional a Escola de Dança do Conservatório Nacional constitui o principal referencial; que no ensino artístico especializado a formação contínua dos docentes mantém-se frágil e que no ensino genérico, a formação inicial dos docentes que lecionam dança mantém-se insuficiente. Evidencia-se a necessidade de alterar as concepções e as representações educativas/formativas da dança no ensino genérico, de aumentar a oferta de cursos ou disciplinas de natureza artística e, ainda de expandir as escolas com ensino artístico especializado no ensino genérico.
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