Número Atual

Vol. 12 N.º 2 (2022): Revista Portuguesa de Educação Artística
"Eduardo Caldeira, a tocar braguinha" foto de Rui Camacho

Neste novo número da Revista Portuguesa de Educação Artística é possível percorrer um espectro amplo de investigações artísticas e educacionais. Alexsander Barbozza da Silva apresenta "Entre Danças, Histórias e Ensino", uma imersão nos conceitos de Dança/Educação no Brasil, revelando a riqueza de interpretações e práticas que emergem neste campo. Carolina Faria e Pedro Boia trazem "A Regionalização do currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico na Ilha da Madeira", um estudo minucioso sobre como a identidade cultural da região infunde-se no ensino da música, com todos os desafios  que isso implica.

No terceiro artigo, Vera Monteiro e Silva reflete sobre "A Didática e a Supervisão Pedagógica" no contexto da educação artística, com um enfoque particular na música. Ela convida-nos a considerar a interação entre teoria e prática e o papel vital da supervisão na formação de educadores musicais.

Hugo Emanuel Vaz Pinto Rodrigues aborda as consequências da pandemia com "Uma Abordagem de Gestão em contexto Pós-Pandémico", olhando para os desafios únicos enfrentados pelo ensino especializado de música à distância.

Finalmente, "A Recepção portuguesa do Teatro de Plínio Marcos" de Helciclever Barros da Silva Sales e Wagner Corsino Enedino é uma análise rigorosa sobre como as obras de Plínio Marcos foram recebidas e interpretadas em Portugal, levantando questões sobre a interculturalidade e a política no teatro.

Por sua vez, Duarte Encarnação, em "Breves Apontamentos sobre a Escultura Pública Contemporânea na Madeira", examina o impacto e o significado das intervenções artísticas no espaço público madeirense, destacando a importância da arte como comunicadora de memória e identidade cultural.

Juntos, estes artigos compõem um mosaico de perspectivas e estudos que ilustram a complexidade e a beleza da educação artística e da cultura contemporânea.

 

Direção da Revista Portuguesa de Educação Artística

Publicado: 2024-02-07
Ver Todos os Números