A Influência da Performance Musical Frequente na Motivação para o Estudo do Instrumento

Autores

  • Margarida Alexandra Teixeira Neves Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v2i1.74

Palavras-chave:

Performance Frequente, Motivação, Estudo do Instrumento, Ensino da Música, Competências Musicais

Resumo

Esta investigação teve por objetivo primário averiguar a influência da realização de momentos performativos frequentes na motivação dos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. O estudo foi aplicado a um conjunto de 23 alunos de instrumento – flauta transversal – do ensino vocacional da música, distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. Foram utilizadas diversas ferramentas de obtenção de dados (questionários, fichas de avaliação do aluno e fichas de avaliação da performance) que permitiram a recolha de informação conducente à conclusão da investigação e resolução da problemática nela envolvida. Os resultados sugerem um impacto da performance frequente em diversos aspetos do processo de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

2012-09-07