Audição Musical Participada: Efeitos na Compreensão Musical e na Competência Argumentativa em Juízos de Valor Espontâneos

Autores

  • José Carlos Godinho Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal CIPEM – Centro de Investigação em Psicologia e Educação Musica

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v5i1.20

Palavras-chave:

Audição Musical Participada, Compreensão Musical, Julgamento Musical, Competência Argumentativa

Resumo

Este artigo centra-se na audição musical participada, que designa a audição de música gravada com participação simultânea dos ouvintes. Serão analisadas estratégias que envolvem a execução de ritmos e a execução de mímicas em simultâneo com a escuta de música erudita. Estudos anteriores compararam estas estratégias com a situação de audição em silêncio e repouso e apontaram para os efeitos benéficos que a audição musical participada exerce ao nível da memória musical e da organização das imagens mentais. Esses estudos foram feitos através de testes de identificação auditiva e visual, sem recurso à linguagem falada ou escrita. Este estudo incide agora na análise de descrições escritas da música, feitas por crianças em contextos diferenciados de audição. Os resultados apontam para efeitos positivos que as atividades de percussão e de mímica têm na compreensão e nos juízos de valor proferidos acerca da música escutada, em comparação com a audição em silêncio.

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Publicado

2018-09-17