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Carlos Trincheiras

um Olhar sobre o Legado do Coreógrafo Português no Brasil

Autores

  • Teresa Norton Dias Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais CEMRI/UAb

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.161

Palavras-chave:

Carlos Trincheiras, Bailado, Coreógrafo português, O grande circo místico, Escalas, Autoeficácia, Músicos, Alunos, Performance

Resumo

Quisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava.

Capa - Revista Portuguesa de Educação Artística Vol. 10 nº 2 (2020)

Publicado

2021-09-13 — Atualizado em 2021-09-13

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