Dinâmicas de Formação Artística em Contexto de Ensino Superior, como Espaços Abertos à Prática Profissional nas Artes Visuais

Autores

  • Teresa Matos Pereira Escola Superior de Educação de Lisboa
  • Kátia Sá Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v11n1.173

Palavras-chave:

Artes Visuais; Investigação em Arte Baseada na Prática; Processos Criativos

Resumo

O texto apresenta os processos de trabalho desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Artes, Tecnologias e Multimédia com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, da Escola Superior de Educação
do Politécnico de Lisboa. Estes processos assumem-se como introdução a dinâmicas de criação artística mais amplas que poderão vislumbrar uma dimensão profissional, no campo artístico e/ou cultural. Neste sentido, foram lançadas propostas de trabalho, subordinadas a temas da contemporaneidade, atendendo às práticas vigentes no campo das artes visuais e pressupondo a criação de um espaço de abertura ao desenvolvimento de poéticas individuais.
O artigo incide sobre os processos criativos levados a cabo, considerando aspetos relativos ao ensino-aprendizagem, à pesquisa baseada na prática em artes visuais, resultados finais bem como as ligações entre a formação artística, em contexto de ensino superior politécnico, as possibilidades e contingências de um ulterior desenvolvimento profissional.

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Publicado

2022-05-25