Teatro e Educação: os Dramas Escolares no Brasil do Limiar do Século XX

Autores

  • Jaqueline Revorêdo Escola Municipal Vereador José Sotero, Natal – Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v6i1.17

Palavras-chave:

Teatro, Gênero, Educação, Cultura

Resumo

No Brasil a pedagogia recebe a contribuição da arte a partir da iniciativa pioneira de algumas mulheres que encenavam dramas escolares. Os dramas escolares eram pequenos textos de teatro encenados pelas professoras nas escolas do ensino fundamental com o objetivo de auxiliar e dinamizar a aprendizagem. Partindo desse contexto o teatro e a pedagogia ocupam a esfera pública no Brasil e influenciam a formação da cultura nacional. A finalidade dessa investigação é estabelecer uma discussão sobre a participação feminina na construção da identidade cultural brasileira capaz de gerar subsídios para uma melhor apropriação desse momento histórico e consequente ampliação do debate a respeito da questão de gênero na comunidade acadêmica.

Downloads

Publicado

2016-09-07