O Impacto de uma Prática Pedagógica Colaborativa entre Professor, Músico e Estudante, no Ensino Vocacional da Dança
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v9i2.138Palavras-chave:
Dança; Música; Pedagogia Colaborativa; Interdisciplinaridade; ComunicaçãoResumo
No atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI.
Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança.
A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research.
A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Isabel Duarte, Vítor Garcia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.

O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

