Vol. 9 N.º 2 (2019): Revista Portuguesa de Educação Artística
No atual volume, tem destaque o ensaio Da Dificuldade de Saltar quando um Espelho está pela Frente, de Jorge Barreto Xavier, ex-Secretário de Estado da Cultura, onde se aborda o efeito narcisístico de amplificação do “espelho do Eu”, nas redes sociais, principalmente entre os mais jovens. Além de refletir sobre este efeito dos ecrãs tecnológicos nas nossas vidas, o autor propõe aos docentes e intervenientes no domínio da educação artística que se assumam, neste novo contexto, como construtores de democracia e de cidadania, através do poder da criação e da coragem de construção de novos mundos. O texto aqui apresentado é resultado do discurso que o autor protagonizou na conferência de abertura do X Congresso de Educação Artística, que decorreu no Funchal, no passado dia 4 de setembro de 2019.
Este ensaio está inclusivamente na origem da capa deste número, onde incluímos um quadro de Caravaggio. Nesta pintura, o mestre do barroco retrata Narciso com as mãos à beira da água, numa composição que o prende a olhar sobre si mesmo.
Para além deste ensaio, são abordados neste número alguns temas relevantes: a política de ação pública da “Escola a Tempo Inteiro” com o foco na (des)igualdade de oportunidades; a disciplina da Educação Artística no Ensino Básico Obrigatório, numa escola situada na cidade da Praia, Cabo Verde; reflexões em torno do trabalho pedagógico com crianças com necessidades educativas especiais; a prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes na consolidação das aprendizagens e dos processos criativos em dança; e, finalmente, o potencial de utilização de cinema em contexto de aprendizagem, como forma de aproximar a escola aos benefícios de uma aprendizagem holística, que integra as artes no seu currículo.