O atual número da Revista Portuguesa de Educação Artística tem uma característica particular na história deste periódico. Pela primeira vez, optámos por realizar um dossiê especial, dedicado ao tema "Borderless: Global Narratives in Art Education" (Sem Fronteiras: Narrativas Globais em Educação Artística). Este dossiê resulta de uma parceria realizada com revistas científicas de cinco países (EUA, Finlândia, Taiwan, Espanha e República Checa) e surgiu através da InSEA (International Society for Education through Art), dirigida pela portuguesa Teresa Eça. Esta parceria internacional será apresentada em julho de 2019, num congresso do InSEA, que irá decorrer na cidade de Vancouver (Canadá), numa comunicação realizada pelo norte-americano Ryan Shin, professor da Universidade de Arizona. Os artigos que integram este volume da RPEA serão assim também focados nesta apresentação. 

No dossiê temático, contámos com a participação de investigadores portugueses (Carlos Valente, Rita Rodrigues, Margarida Moura e Maria João Alves), mas também do México (Patricia A. González-Moreno e Rubén Carrillo) e do Brasil (Rita Luciana Berti Bredariolli).

Todos estes artigos procuram responder a questões centrais da atualidade, tais como: Quem somos nós em relação a outras culturas e países? Quais as questões em educação artística que têm grande influência em todo o mundo? Como é que um educador de arte aborda e ensina com uma narrativa de “ser global”? 

Este tema desafia-nos assim a olhar para o “outro” enquanto refletimos no interior. Na prática, acredita-se aqui que ao enfrentar questões globais e outras visões do mundo, somos também desafiados a refletir sobre os nossos pontos de vista já estabelecidos sobre e para além da história e conhecimento local e regional. 

Numa época em que o fenómeno da globalização é cada vez mais central no nosso quotidiano e ameaça a atual diversidade cultural e artística, este dossiê procura assim contribuir para novas abordagens sobre este fenómeno. Como educadores num mundo global, quais são as atuais questões, preocupações e problemas educacionais globalizantes?

Fora deste dossiê, o atual número da RPEA conta ainda com uma investigação sobre as causas do abandono escolar no ensino artístico especializado, a partir de um estudo de caso sobre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira.

Publicado: 2019-04-26