Criatividade em Dança: Conceções, Métodos e Processos de Composição Coreográfica no Ensino da Dança

Autores

  • Ana Silva Marques Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa
  • Madalena Xavier Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.95

Palavras-chave:

Dança, Criatividade, Conceções, Corpo, Composição Coreográfica

Resumo

Ao refletirmos sobre formação em dança, quer seja na sua vertente artística genérica (Educação Artística), ou na vertente artística vocacional (Ensino Artístico), em que se pretende atingir níveis mais avançados com o objetivo de formar profissionais de dança (Intérpretes/Criadores), não podemos deixar de abordar temáticas como a Criatividade em Dança e suas Conceções. Considerando que nestas vertentes de formação poderemos ter como objetivo final a criação intencional de objetos artísticos, parece-nos ainda essencial refletir sobre noções de corpo, movimento, métodos e processos de composição coreográfica e a sua relação com o contexto de uma prática artística atual. Neste artigo, procuramos cruzar linhas de investigação distintas, que se estão a desenvolver em programas de Doutoramento, com o intuito de relacionar temáticas que consideramos fundamentais no âmbito da formação em Dança e cujo contributo permitir-nos-á atualizar as nossas próprias propostas de intervenção pedagógica.

Downloads

Publicado

2013-09-06