A Dança como Fator de Desenvolvimento Pessoal e de Inclusão: Perceções de um Grupo de Dança Inclusiva

Autores

  • Ana P. Antunes Universidade da Madeira
  • Carolina Silva Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos – Madeira
  • Liliana Araújo Unidade de Investigação da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.94

Palavras-chave:

Dança, Inclusão, Dança Inclusiva, Necessidades Especiais, Orientação Vocacional, Papel Social

Resumo

Nos últimos anos a arte tem sido associada à promoção da inclusão. O objetivo deste trabalho é analisar as perceções do impacto do grupo de Dança Inclusiva, Grupo Dançando com a Diferença, no desenvolvimento pessoal e na inclusão social dos seus elementos. No estudo participaram 20 sujeitos: 12 bailarinos (cinco bailarinos sem necessidades especiais e sete com necessidades especiais), cinco elementos que fazem parte da equipa técnica, e três encarregados de educação de bailarinos com deficiência mental. A recolha de dados foi realizada através da realização de focus groups junto de bailarinos, encarregados de educação e equipa técnica, e de uma entrevista individual ao Diretor Artístico. Os resultados apontam genericamente para perceções do grupo como agente facilitador da inclusão e de mudanças ao nível da aquisição de competências técnicas e artísticas, associadas ao desenvolvimento de competências sociais, permitindo perceber a dança também como forma de realização profissional e de inserção social.

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Publicado

2013-09-06