Desenvolvimento da Literacia em Artes Visuais: Uma Experiência Pedagógica com Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v2i1.87Palavras-chave:
Educação, Arte, Literacia em Artes Visuais, Metodologias e Programas de Ensino, Expressão e Educação PlásticaResumo
Como a educação, em particular a educação artística, está sempre aberta à interrogação e à mudança, neste texto pretende-se: indagar acerca dos contributos possíveis da adoção de uma metodologia que privilegia o contacto com a obra de arte, no desenvolvimento da literacia em artes visuais, refletindo sobre os hábitos de observação/exploração de arte e os hábitos de criação e exploração plásticas; pensar sobre aspetos pedagógicas e conceitos relacionados com a educação artística; bem como analisar a realidade desta área disciplinar curricular neste nível de ensino. Numa pretensão, contribuir para a melhoria das práticas dos professores que a lecionam e possibilitar uma melhor correspondência da Expressão e Educação Plástica ao processo formativo da criança.
Pretende-se ainda apresentar uma experiência pedagógica realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).