Dança, Criatividade e Educação Artística: Um Cruzamento Essencial e Exequível

Autores

  • Ana Silva Marques Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa; Clube UNESCO de Educação Artística

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v2i1.80

Palavras-chave:

Arte, Dança, Educação Artística, Currículo, 1.º Ciclo do Ensino Básico

Resumo

A tríade educativa entre Dança, Criatividade e Currículo Escolar acontece com o exemplo concreto da consecução do
Projeto de Educação Artística para um Currículo de Excelência – Projeto Piloto para o 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvido
pelo Clube UNESCO de Educação Artística.
Consideramos que este Projeto é um exemplo que prova que a Educação Artística é possível, essencial e exequível e é uma
ferramenta determinante para o desenvolvimento profícuo do que consideramos ser “uma verdadeira educação artística”, e
no qual se desenvolve um plano de intervenção no domínio das diferentes áreas artísticas em contexto escolar.
A dança, neste âmbito, como uma das áreas artísticas desenvolvidas no projeto, procura contribuir para o desenvolvimento
geral e harmonioso das crianças, para que estas apreendam os princípios que governam o movimento, ao mesmo tempo que
a espontaneidade dos seus movimentos seja preservada e que a capacidade criativa e expressão estética e artística sejam
fomentadas.

Downloads

Publicado

2012-09-07