O Relacionamento Pessoal entre Professores e Alunos nas Aulas Individuais de Instrumento/Canto em Portugal e a sua Influência no Percurso Musical do Aluno: Um Estudo de Caso

Autores

  • Sofia Cosme Academia Superior de Orquestra da Metropolitana — Universidade Lusíada — Mestrado em Ensino da Música

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v2i1.78

Palavras-chave:

Aulas Individuais, Professores, Alunos, Instrumento e Canto, Relações na Aprendizagem, Motivação

Resumo

Este artigo tem como objetivo uma melhor compreensão da relação que se estabelece entre os professores de instrumento (ou canto) e os seus alunos no contexto da aula individual em Portugal e descobrir se esta relação tende a afetar o percurso pedagógico-musical dos alunos, verificando qual a possível ligação entre ambos. Para tal realizou-se um questionário a professores e outro a alunos, que foram distribuídos em quatro conservatórios portugueses. Os resultados foram analisados com o programa de estatística SPSS 19.

Na discussão verificou-se que em Portugal tanto a maioria dos professores como dos alunos tem a perceção de partilhar uma relação satisfatória, afirmando os professores que se sentem realizados na sua profissão e os alunos que se sentem motivados e com confiança nos seus professores.

Ambos concordam com a permissa que esta relação é de extrema importância para a boa evolução do aluno como músico, tal como os livros e estudos consultados para a base teórica deste artigo nos indicam.

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Publicado

2012-09-07