Satisfação Laboral dos Profissionais em Arte na Região Autónoma da Madeira
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v1i1.71Palavras-chave:
Motivação, Satisfação Laboral, Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ), Docentes, Profissionais de Artes.Resumo
Numa primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da
satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de
ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem
como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género,
idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de
estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos
relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso,
segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em
arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo
foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das
artes cénicas e audiovisuais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).